quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Novo espaço na rede voltado para a discussão do apoio e suas modalidades no SUS


Prezados leitores,
Depois de um longo período afastado da rede. Estou de volta. Agora vocês poderão ver o que fiquei fazendo nos últimos meses (rsrsrsrs!).
Há aproximadamente 6 meses tenho cultivado a idéia de um espaço de interlocução entre apoiadores. Agora iniciamos, de maneira experimental, esta rede. O percurso foi muito trabalhoso. Horas e horas fuçando na internet, lendo fóruns, buscando ferramentas livres que pudessem fazer possível essa idéia. Agora em fase final de testes e simulações, com ajuda de grandes amigos, estamos prestes a disponibilizar na internet este novo espaço.
A idéia surgiu a partir de muitos encontros com apoiadores em diversas partes do Brasil. Apoiadores institucionais, apoiadores de gestão, apoiadores matriciais, trabalhadores de NASF (núcleos de apoio a saúde da família), professores, pesquisadores e pessoas implicadas com a gestão/clínica no SUS, as quais começaram a se queixar comigo de uma enorme sensação de solidão. Profissionais literalmente jogados nos serviços para fazer apoio sem nunca nem ter ouvido falar do assunto. Outros que chegaram a participar de alguma capacitação, aulas ou tiveram acesso a algum texto sobre o assunto, mas não têm com quem trocar suas experiências. Não têm com quem discutir suas dificuldades, suas invenções.
A realidade desse tipo de prática inovadora, a partir dessas andanças pelos municípios do Brasil, indica que há necessidade de espaços de encontro entre os praticantes do apoio. O apoio é uma tecnologia ainda em construção, precisando de espaços de troca e discussão para o seu aprimoramento.
Espero que esse espaço seja interessante e útil! Cada novo membro também se tornará um dos seus autores!
Nos últimos 6 meses estudei possibilidades, busquei ferramentas e agora temos uma plataforma experimental ativa na internet.

Trata-se de um website hospedado em um host de baixo custo, com domínio próprio registrado, também de baixo custo.

Utilizei um construtor de sites simples para criar o site principal e hospedei nele uma estrutura de rede social buddypress/wordpress, com todas as ferramentas gratuitas. Levei 5 meses para configurar e aprender como se faz isso. Mas agora está prestes a ser publicada na rede! E conta com blog, grupos, chat, biblioteca, fórum, correio e ferramentas colaborativas. Com elas é possível criar grupos fechados ou públicos, participar e criar tópicos de discussão, discutir casos, etc. Tudo que tem de mais útil e interessante nas plataformas de educação à distância e redes sociais. Espero que funcione bem e com estabilidade.

Agora conto com colegas editores que vão nos ajudar a fazer os ajustes finais na plataforma.

A página principal e algumas outras já estão no ar em http://www.apoioparaosus.net
Clicando no link "rede" já é possível visualizar algumas paginas da plataforma de rede social, mas o acesso nesta ainda está restrito aos desenvolvedores.
Em alguns dias a plataforma será aberta e qualquer pessoa interessada poderá inscrever-se gratuitamente e utilizar suas ferramentas.
Espero que se torne um espaço interessante e útil para o SUS e para seus usuários.
Vamos adelante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário